1. Home
  2. ADM Worldwide
  3. América do Sul

A força da ADM na América do Sul

Uma das maiores empresas do agronegócio no mundo, a Archer Daniels Midland Company (NYSE: ADM) atua na comercialização e processamento de grãos; fabrica óleos vegetais, ingredientes e insumos para a indústria alimentícia e de nutrição animal, biodiesel e opera uma grande estrutura logística para levar esses produtos para os mercados em todo o mundo.

Há 20 anos na América do Sul, com atividades na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, a companhia tem demonstrado sua confiança nesses mercados com a realização de investimentos consistentes na ampliação de suas operações locais, que empregam quase 5.000 colaboradores.

Com atuação em toda a cadeia de agronegócios, a ADM possui cerca de 52 silos distribuídos na América do Sul e seis terminais portuários, dos quais três na Argentina, dois no Brasil e outro no Paraguai.

Presente desde 1997, no Brasil está localizada a maior operação sul-americana da ADM com cerca de 3.300 colaboradores. A empresa possui diversas unidades conforme abaixo:

Originação

O Brasil é um dos mais importantes fornecedores de alimentos do mundo, e a ADM tem no País uma das suas principais operações de originação, atuando junto a milhares de produtores e oferecendo a eles conhecimento tecnológico, apoio na escolha dos insumos, obtenção de financiamento, e orientações sobre as melhores práticas de cultivo e de sustentabilidade.

A ADM conta ainda com mais de 30 silos em território brasileiro, e terminais portuários situados em dois extremos do País, um em Barcarena, no Estado do Pará, e o outro em Santos, no Estado de São Paulo. Possui ainda operação hidroviária nos rios Tietê e Paraná e opera, em parceria, no Arco Norte do país.

Processamento de Soja

  • Rondonópolis (Mato Grosso)
  • Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
  • Uberlândia (Minas Gerais)
  • Ipameri (Goiás)
  • Joaçaba (Santa Catarina) 

Processamento de Girassol

  • Campo Novo dos Parecis (Mato Grosso)

Biodiesel

  • Rondonópolis (Mato Grosso) – Maior planta de biodiesel do país
  • Joaçaba (Santa Catarina)

Óleos comestíveis

É um dos principais processadores de óleos vegetais do País, refinando, envasando e comercializando as marcas de óleo de soja Concórdia e Corcovado, além da linha de óleos vegetais especiais Vitaliv.

Ingredientes 

A ADM também produz um amplo portfólio de ingredientes especiais, desenvolvidos a partir de insumos naturais, que vêm ajudando a revolucionar a indústria alimentícia, com diversas aplicações e soluções que aliam valor nutritivo, textura adequada e sabor agradável. Posicionada entre as cinco maiores companhias de flavors do mundo e reconhecida pela qualidade, inovação, desenvolvimento de protótipos e sistemas completos de sabor, possui as seguintes unidades na região:

Proteína funcional de soja: concentrada, texturizada, isolada

  • Campo Grande (Mato Grosso do Sul)

Aromas, bebidas e ingredientes especiais

  • Manaus (AM) 
  • Uberlândia (MG)

Escritórios

  • Headquarters América do Sul em São Paulo (SP)
  • Shared Services Center em Ribeirão Preto (SP)

Outra importante operação latino-americana da ADM encontra-se no Paraguai, onde é a maior empresa de transformação agrícola de oleaginosas e uma das maiores fornecedores de insumos para a produção e serviços de flutuação. Neste país, a ADM emprega mais de 900 funcionários, contando com uma forte estrutura, que inclui: um escritório administrativo, na capital Assunção; uma fábrica em Villeta, no Departamento Central; 14 unidades de compra de cultivos agrícolas no interior de País; três escritórios comerciais; uma naviera, a Naviera Chaco, com terminais em Villeta e  em Puerto Sara.

Na Argentina, desde 1998, a ADM expandiu seus negócios e tem um escritório administrativo e duas fábricas da subsidiária Golden Peanut, que opera em Alejandro Roca, na Província de Córdoba, desde 1995. Possui também terminais nos portos de San Martin, El Transito e Arroyo Seco, nas províncias de Santa Fé e Bahia Blanca, na região de Buenos Aires.

Na Bolívia, a operação teve início em 1998, e a ADM possui hoje uma unidade fabril e um escritório na cidade de Andres Ibañez, no Departamento de Santa Cruz, além de seis silos, estrategicamente distribuídos. 

No Peru, a ADM começou a operar em 1998, com a inauguração de um escritório, e em 2009 iniciou a operação de uma fábrica em Lima. 

A atuação no Uruguai iniciou em 2008 e, atualmente, a empresa possui um escritório na cidade de Montevidéu e um silo em Palmitas, no Departamento de Soriano. Em 2010, a empresa deu início à operação no Chile, país cuja economia tem papel importante na América do Sul, com a abertura de seu primeiro escritório em Santiago. 

Em seus 20 anos de presença na América do Sul, a ADM sempre investiu no desenvolvimento regional e no crescimento de seus negócios, como forma de incrementar sua atuação mundial.

Porém, para a ADM o aspecto social também é bastante importante. Por isso, desde 2009 o ADM Cares, programa de investimentos sociais, investiu mais de US$ 4,5 milhões de dólares na América do Sul, apoiando diversos projetos nas áreas educacional, ambiental, social, tornando as comunidades no entorno de suas operações mais fortes e vibrantes.  

Translations