Região do Cerrado Ganha Projeto de Monitoramento de Animais Silvestres

A parceria da ADM com o Parque Vida Cerrado, importante centro   de   conservação   da   biodiversidade, pesquisa   e   educação socioambiental no Oeste baiano, acaba de ganhar mais um capítulo com o anúncio de um novo projeto que vai monitorar a fauna brasileira na região do Cerrado.  O objetivo é identificar a diversidade de animais de médio e grande porte com possível ocorrência de novas espécies, levantar informações sobre o estado de saúde e as doenças circulantes, avaliar a interação dos animais silvestres, orientar produtores rurais e engajar a comunidade escolar a partir da promoção de ações de educação ambiental nestes importantes corredores verdes.

Maned Wolf PT 2.jpg

O monitoramento será realizado ao longo de um ano, em cinco propriedades rurais dos municípios Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, e conta com campanhas de capturas e exames de lobos-guará para estudos. O animal foi escolhido como foco da pesquisa e funcionará como “detetive ecológico” em função da sua importância para a manutenção das áreas verdes e equilíbrio ambiental.

De acordo com a mais recente lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a espécie é classificada como “vulnerável” no Brasil e, no Cerrado baiano, como “Em Perigo”. Especialistas do Parque Vida Cerrado alertam que a situação do animal é crítica, sobretudo por causa de atropelamentos, caça e até superstições. Para ajudar a reverter o quadro, o projeto conta com ações e oficinas de educação ambiental para alunos e professores de escolas locais, com o objetivo de formar uma população consciente e engajada nas questões do meio ambiente.

 

A extensão da parceria reafirma mais ainda o compromisso da ADM com a agenda da sustentabilidade e de boas práticas, integrando positivamente a sociedade local em ações de alto impacto e envolvendo todos os interlocutores da cadeia produtiva. No Oeste da Bahia, a empresa foi a primeira e única dentre as trades de commodities agrícolas a engajar-se na restauração de vegetação nativa em área de plantio de soja, por meio de uma frutífera parceria com produtores rurais e especialistas sobre o assunto. E neste projeto de monitoramento, a ADM e o produtor estarão novamente lado a lado na preservação e conservação de um hot spot tão importante como o Cerrado, cujo animal símbolo é o lobo-guará, uma espécie de extrema importância para a manutenção dos ecossistemas naturais e do equilíbrio ambiental.

Maned Wolf PT.jpg